ArteViagem

“Ewaré Terra Sagrada”, de Márcia Rebello, expressa a simplicidade da vida do povo Tikuna

Com fotografias e textos de Márcia Rebello a partir de uma viagem em águas que dividem Brasil de Colômbia e Peru, publicação registra imagetica e textualmente a rotina da maior tribo indígena do Brasil e as paisagens amazônicas

  • 10 Maio 2017

giz-eware-terra-sagrada-marcia-rebello-9

Lançada em março, “Ewaré Terra Sagrada” é a materialização da viagem e do sonho da fotógrafa e artista visual Márcia Rebello, que passou treze dias de 1996 junto à tribo Tikuna saindo de Tefé e chegando em Tabatinga numa embarcação meio às águas dos rios Amazonas e Solimões que dividem Brasil de Peru e Colômbia.

giz-eware-terra-sagrada-marcia-rebello-10

Uma publicação póstuma, o livro organizado pelo marido Welter Arduini e pelos filhos Aiuri Rebello e Flora Rebello reúne melhor do resultado de 70 rolos de filme e mais de 2.500 fotos num rico registro imagético e escrito (por meio de diários de bordo) do cotidiano do grupo indígena e da paisagem amazônica. “Ela havia deixado este projeto inconcluso e para nós tornou-se muito importante ajudá-la a concluir este trabalho, no qual ela estava mexendo quando morreu. Sabíamos o quanto isso era importante pra ela”, diz a família.

giz-eware-terra-sagrada-marcia-rebello-3

“Ewaré Terra Sagrada” é, além de um autorretrato da humanidade de Márcia, um documento material da história daquela que é a maior nação indígena do Brasil. De acordo com a história falada da tribo, os Tikuna eram índios que habitavam a terra firme e as cabeceiras dos igarapés e se encontravam em constante guerra com outras tribos e aldeias ticunas. Dizimados pelo avanço do homem branco em suas terras e cultura, a memória cultural promovida pela obra é um arquivo antropológico sobre a própria herança dos ancestrais nativos presentes em um Brasil antes dos europeus.

giz-eware-terra-sagrada-marcia-rebello-11

A publicação pode ser encontrada por meio de cópias à venda na DOC Galeria e por meio do Mercado Livre. Fora isso, é possível entrar em contato por meio da página do projeto no Facebook e combinar a aquisição.

giz-eware-terra-sagrada-marcia-rebello-1

“Ewaré Terra Sagrada”
Fotografias e texto: Márcia Rebello
Projeto gráfico: Hideki Matsuka, Marcia Benevento e Roberto Vergati
Diagramação: Mario Benevento Neto e Roberto Vergati
Edição de texto e preparação: Aiuri Rebello
Produção: Flora Saraiva Rebello Arduini
Produção e idealização: Welter Arduini e Márcia Rebello
Digitalização de imagens: Top Color – Bureau & Gráfica
ISBN 978-85-464-0214-4