Black-pink is beautiful: uma voyage em tons de rosa

Aproveitamos o gancho do Outubro Rosa para apresentar o legendário hotel Belmond Mount Nelson, pérola-pink da África do Sul que a nossa editora-chefe acaba de visitar 😉

  • 27 outubro 2016
giz-viagem-black-pink-outubro-rosa-hotel-belmont-mount-nelson-vista-09

O hotel Belmod Mount Nelson e a estonteante paisagem de Cape Town, África do Sul

Partindo de São Paulo, são pouco mais de 8 horas de viagem pela South African Airways, até Johannesburgo, capital da África do Sul. Outras duas horas de voo doméstico e aterrissamos em Cape Town – capital legislativa do país.

O destino é abundante em belezas naturais e muito se engana quem imagina encontrar algo semelhante à África sub-saariana (região considerada por muitos como a mais pobre do planeta) – aliás, em tempos de globalização, seria uma escorregada cultural feia fazer tais associações. A primeira impressão que tenho da cidade, que se autopromove como a mais “europeia” e cosmopolita do continente, simpatizante da causa LGBT e reduto de artistas em suas diversas manifestações, é que há um esforço homérico da elite local – descendente dos colonizadores holandeses e ingleses – para disfarçar ou jogar para debaixo do tapete as chagas geradas pelo cruel regime do apartheid – a política de segregação racial e de organização territorial que vigorou no país de 1944 a 1994 (ainda ontem). Como negra, por exemplo, percebo uma realidade bem diferente. Perambulando pelas ruas da cidade é possível identificar que a separação pela tonalidade da pele é algo ainda presente na sociedade local.  Lamentavelmente o regime que acabou, oficialmente, há pouco mais de vinte anos, faz com que a realidade não seja tão cor de rosa como muitos se esforçam para pintá-la. Mas corta, porque agora não é hora de militância – embora eu não abra mão de fazer a minha, mesmo fora de hora (rs).

Plantado aos pés da Table Montain, o platô de mais de 1.085 metros de altitude e cume plano que domina o visual de Cape Town, está o sofisticado Belmond Mount Nelson. Desde a sua fundação, em 1899, já passaram pelas suas dependências de  Agatha Christie e Marlene Dietrich a David Bowie e Elton Johnon, entre outras estrelas do maistream, sem contar políticos expressivos como Margareth Thatcher, George Bush e, claro, Nelson Mandela. Com 198 apartamentos e suítes nababescas  (alguns com vista privilegiada para a montanha),  a edificação bem ao estilo inglês, ganhou pintura cor de rosa para celebrar o final da Primeira Guerra Mundial, em 1918 – desde então a tonalidade se tornou a marca registrada do Belmond Mount Nelson.

O hotel ainda dispõe de estrutura completa de SPA, academia, piscinas aquecidas, clube para crianças, quadras de tênis e campos de golfe. Os amantes da gastronomia podem desgustar o menu do  restaurante Planet – entre as especialidades, carne de caça que te farão sentir-se um caçador na savana (caso você não tenha problemas ético-ecos em provar um filé de zebra). Durante os meses de verão, também há o aprazível Oásis Bistro com acesso ao terraço ensolarado para as refeições ao ar livre. Já a turma dos bons drinques (da qual faço parte) o bar Planet tem carta completa e de tirar o chapéu com as melhores safras dos famosos vinhos champanhes sul africanos.

Outro destaque do Belmond Mount Nelson são os seus bem cuidados jardins repletos de espécies aromáticas (principalmente roseiras) que somam quatro hectares e faz com que a estada do hóspede seja mais perfumada e colorida.

Para o grand finale, fica reservado o aclamado chá da tarde, herança da colonização inglesa e muito tradicional no Belmond Mount Nelson Hotel. Mesmo para quem só esteja de passagem pela cidade, vale a pena um pit stop. Uma variedade de blends especiais que mesclam flores, folhas e especiarias, escoltados por saborosos lanchinhos, bolos, tortas incríveis entre outras guloseimas são servidos no mais elegante Afternoon tea de Cape Town. Testado e aprovado!

belmond.com | flysaa.com

Por isso não provoque!

Inspirada pela “pinkeria” chique do Belmond, GIZ deixa seu outubro ainda mais rosa com a seleção de peças de design a seguir. Escolha a sua favorita!