GIZ na Panela: Boeuf Bourguignon, ensopado de carne cozida em vinho tinto

Aprenda a fazer o popular prato francês, uma sugestão perfeita para servir como refeição principal no almoço ou jantar, confira!

  • 19 dezembro 2016

Ensopado de carne cozida em vinho tinto, o Boeuf Bourguignon é uma receita que deve ser preparada um dia antes para o consumo no dia seguinte. Mesmo com passo a passo considerado um pouco trabalhoso, o prato é perfeito para servir como refeição principal seja no almoço ou jantar. A Deli Delicia, rede de delicatessen do Rio de Janeiro, é especializada no preparo desta e de muitas outras receitas. Caso não queira arriscar e seguir todo o passo a passo indicado para o preparo da sugestão, a dica é passar em uma das unidades da marca na Cidade Maravilhosa e garantir a sua porção de Boeuf Bourguignon prontinha para o consumo!

giz-receita-deli-delicia-02

Deli Delicia
Av. Olegário Maciel, 293,Barra da Tijuca,Rio de Janeiro, T (21) 3485 8520. delidelicia.com.br

Receita de Boeuf Bourguignon – para 4 pessoas

(30 min de preparação, 1h de cocção e 5h de repouso)

Ingredientes Boeuf Bourguignon
200 g de cogumelos de Paris
100 g de bacon (opcional)
50 g de farinha
1 kilo de alcatra, músculo ou coxão mole cortado em cubos
1 cenoura cortada em cubos grandes
1 aipo
1 cabeça de alho inteira com casca
1 litro de vinho tinto bom
1 colher de sopa de óleo
sal e pimenta

Modo de preparar

Em uma grande tigela prepare a marinada: a cenoura cortada em cubos grande não descascada, o aipo cortado em pedaços, a cabeça de alho debulhado e com casca, sal, pimenta e o vinho tinto. Junte os cubos de carne nessa marinada e coloque na geladeira por 5 horas. Doure o bacon e reserve.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Passe a marinada numa peneira para separar o liquido da carne e dos legumes. Não descarte o líquido! Em uma panela que possa ira ao forno aqueça um pouco de óleo e frite os cubos de carne para selar o suco evitando que a carne perca liquido durante o cozimento. Retire a carne e agora frite os legumes e os cogumelos até dourar. Retire-os, descarte o óleo que sobrou na panela. Separe os cogumelos e reserve.
Volte a carne e os legumes para a panela e agora em fogo alto, adicione a farinha. Misture bem, você vai ver que a farinha mudará a cor da carne e dos legumes.

Jogue o líquido da marinada e deixe ferver. Retire do fogo, feche a panela e leve ao forno pré-aquecido por 45 min a 1h. Nos 15 minutos finais acrescente os cogumelos, as cebolinhas e o bacon.
Vale lembrar que este é um prato para fazer de véspera e comer no dia seguinte ou até dois dias depois.

Conteúdos Relacionados