“Gabrielzinha”: tradicional alameda do design em Sampa ganha novo fôlego

Explore o perímetro mais “off-broadway” da Gabriel Monteiro da Silva, templo do décor em Sampa, que ganhou novo fôlego com a chegada de escritórios de arquitetura, galerias e mega brands que deram um up no trecho conhecido como “Gabrielzinha”

  • 23 novembro 2016
Os filetes da luminária I Ching compõem um tapete de luz, no showroom da FAS

Os filetes da luminária I Ching compõem um tapete de luz, no showroom da FAS. Fotos Christian Maldonado

Pense na iluminada Paris, delimitada pelo Rio Sena com suas rive Gauche (margem à esquerda, região mais abastada e de apelo turístico como a Torre Eiffel e cafés badalados) e Rive Droite (margem à direita onde estão os bairros mais populares mas não menos charmosos da Cidade-Luz). Guardadas as devidas proporções, é claro, Sampa também têm seus lado A e B em alamedas famosas. Situada no bairro dos Jardins, a Gabriel Monteiro da Silva é um endereço entrecortado pela Avenida Brasil reconhecido como referência em design, arquitetura e decoração na capital. O lado de cima, aquele que emenda na Rebouças sentido Consolação, nunca teve tantos holofotes voltados como agora. E aqui mapeamos os quadrilátero da meca do décor que em plena – e acelerada – evolução com a chegada de novos escritórios de arquitetura, galerias e showrooms que, somados às marcas  tradicionais já estabelecidas naquela freguesia, não só renovaram o lado de lá da Gabriel, como o transformaram em point dos habitués do design.

 

A Lot of Brasil

giz-lado-b-a-lot-of-fotografo-marco-antonio-02

Poltrona Kaos, design Pedro Franco para a sua A Lot of Brasil Foto Marco Antonio

Essa foi uma das primeiras a apostar no lado B da Gabriel. Desde 2012 na praça, a A Lot of Brasil, localizada no número 256 da Gabriel Monteiro da Silva,  tem como premissa produzir e valorizar o design autoral e genuinamente brasileiro, mas ao mesmo tempo global e ecológico. Vanguardista que só, a marca possui laboratório interno, responsável por pesquisar e desenvolver novas matérias-primas ecos com tecnologias exclusivas como as injeções de madeira, fibra de côco ou de acerola e ainda a madeira líquida rotomoldada (mescla de resíduos orgânicos) com eco-polímeros. Em 2013, foi a primeira empresa brasileira a ser selecionada para expor no Salão Internacional do Móvel de Milão. Também apresenta em seu catálogo designers aquilatados como Alessandro Mendini, Fabio Novembre, Paolo Ulian, Pininfarina, Nika Zupanc, Tcheco Borek, Xavier Lust, irmãos Campana e Pedro Franco, o dono do pedaço. “Movimentos em áreas urbanas são sempre mais ricos e democráticos, e o fato da alameda ter esse novo surgimento de lojas ladeadas por grandes projetos de arquitetura e com peças de bom desenho são um grande passo para o fomento do design em São Paulo.”, finaliza Franco, que também assina como diretor criativo da marca.

A Lot of Brasil
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 256, São Paulo, T (11) 3068 8891.
alotofbrasil.com.br

 

Dpot

giz-dpot-foto-ruy-teixeira-04

Registro da nova Dpot sob as lentes do fotógrafo Ruy Teixeira com poltrona Sopro de Alfio Lisi e cadeira M110 de Geraldo de Barros

Uma das bambambãs quando se trata em mobília nacional brasileira, a Dpot andou algumas casas e chegou em grande estilo com o seu novo showroom assinado pelo incensado Isay Weinfeld. Para a loja de 1.000 metros quadrados, o profissional imprimiu um conceito fluído e contemporâneo para valorizar a coleção de mobiliário autoral brasileiro de nomes consagrados como Aristeu Pires, Claudia Moreira Salles, Alfio Lisi, Amélia Tarozzo, Bernardo Figueiredo, Carlos Motta entre outros designers que desenvolvem peças para a Dpot – sem falar nos clássicos de Sergio Rodrigues. “O projeto de nossa nova loja começou a ser delineado em 2012 e comemora os 17 anos da marca”, explica Sergio Buchpiguel, proprietário e diretor da loja, que antes ficava do lado “mainstream” do circuito Gabriel.

Dpot 
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 479, São Paulo, T (11) 3082 9513.
dpot.com.br

 

 

Codex Home

giz-lado-b-codex-home-foto-divulgacao-03

Mesa lateral Isy, assinada por Victor Angueira, para a Codex Home

A Codex Home está no mercado desde 2013 e possui expertise em acessórios como mantas e almofadas para levantar o astral da morada com cores, tecidos e texturas sofisticadas pesquisadas pelas sócias Silvia Napoli, Alessandra Lago e Cinthia Martins. Localizada no 338 da Gabriel, a grife trabalha com matérias-primas de primeira linha, como linho, veludo, seda, camurça, couro, tricô, entre outros, e oferece a possibilidade de customização das peças.  A marca conta com uma cartela de mais de 600 itens distribuídos pelo showroom que também incluem mesas laterais e de centro, espelhos, aparador, carrinho de chá e tapetes além de também firmar parcerias com designers e artistas renomados. Entre eles Vitor Angueira, Rodrigo Khuri, Philip Haji Touma e Dot Galeria. “Foi extremamente gratificante acompanhar, nesse um ano de loja, o crescimento da chamada “Gabrielzinha”! Esse pedacinho tão charmoso ainda mantém o lado bucólico da São Paulo, de décadas atrás, onde as pessoas caminhavam e apreciavam tudo ao seu redor! Ter uma loja nesse endereço é um sonho realizado, pois o que antes para muitos era uma opção financeira, hoje nos trás orgulho por fazermos parte desse movimento cool!”, Alessandra Lago, sócia da Codex Home.

Codex Home
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 338, São Paulo, T (11) 3081 1081.
codexhome.com.br

 

Legado Arte Galeria

Vestido de pop arte da Campbell’s, by Andy Warhol.

Em destaque na foto, vestido em papel serigrafado “The Souper Dress”, editado originalmente como peça publicitária das sopas Campbell’s, by Andy Warhol, 1966. Foto Beth Santos

Uma das mais tradicionais no trecho, desde 2003, a Galeria Legado Arte, localizada no número 500, é um espaço voltado para quem valoriza a qualidade e a exclusividade de design e artes decorativas do século XX. A curadoria de cada peça está a cargo da fundadora, a simpática e antenada Beth Santos, que se certifica de cada detalhe da importância histórica e de design dos acessórios e mobiliários. “A ampliação dos novos quarteirões da rua, dá continuidade e consolida a Gabriel Monteiro da Silva como a Rua com maior concentração de lojas que oferecem design, arte e decoração de luxo no território nacional”, diz a fundadora da galeria. Na Legado é possível encontrar Sergio Rodrigues, Geraldo de Barros, Lina Bo Bardi, Gaetano Pesce, Joaquim Tenreiro, entre outros pontos cardeias desta e de outras terras. Mas nomes consagrados da nova geração, como Rodrigo Almeida, Zanini de Zanine, Rodrigo Ambrósio, Carol Gay, Sergio J. Matos e José Marton também assinam edições exclusivas para a Legado Arte.

Legado Arte
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 500, São Paulo, T (11) 2936 9702.
legadoarte.com.br

 

Boutik Skok – Gaggenau

giz-lado-b-gabriel-gaggenau-vario-cooling-400-series-02

Destaque para as geladeiras embutidas da grife Gaggenau

A alemã Gaggenau é distribuída exclusivamente no Brasil há 13 anos pela Boutik Skok, em belíssimo showroom no número 488 – e foi a primeira a cravar bandeira por ali. A história da marca nasceu em uma cidade homônima, ao norte da Floresta Negra. No sortido catálogo da marca há equipamentos gourmet como refrigeradores premium, fornos elétricos e à vapor, cooktops, exautores de bancada e mais de 300 patentes exclusivas da grife Gaggenau. Exemplo disso são o forno EB 388 – que pertence ao acervo permanente do Moma de Nova York – e a máquina de café CM 210 exposta no Museu de Arte de Chicago. “A Gaggenau foi a primeira empresa a se instalar, ainda em 2009, nesse trecho da rua, que na época era muito charmoso, porém considerado fora do circuito. Após o nosso showroom e com o passar dos anos, diversas outras empresas resolveram apostar que a “Gabrielzinha” se tornaria o pedaço mais exclusivo da alameda com lojas que exploram o conceito de boutique. Hoje, as quadras acima da Av. Brasil são frequentadas por decoradores e clientes que querem o melhor produto e, principalmente, serem atendidos com tempo e dedicação, o que é difícil quando se tem uma loja aberta ao grande público”, ressalta Marly Skok, diretora executiva Gaggenau Brasil.

Boutik Skok – Gaggenau
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 488, São Paulo, T (11) 3668 6600.
gaggenau.com

 

Valcucine

giz-lado-b-gabriel-valcucine-cozinha-sine-tempore-02

Registro da sofisticada cozinha Sine Tempore da marca Valcucine

A Valcucine é uma empresa de matriz italiana fundada em 1980. A marca se instalou no número 487 da rua e conta com expertise de sobra para a fabricação de móveis de alto padrão para cozinhas, living e área de serviço. Com 500 pontos de vendas e atuando em mais de 50 países, a questão da sustentabilidade, que está arraigada ao DNA Valcucine é uma preocupação constante na escala de produção.  “Em 2013, quando buscávamos um local para a nova sede do nosso showroom, encontramos nessa região um trecho da via ainda não muito explorado. Acreditamos desde então no potencial do endereço, pois nele estamos próximos da área de maior agito, mas com um fluxo menor de veículos, o que proporciona maior comodidade aos nossos clientes. Tratamos o local como um Boulevard da Gabriel, o que vai ao encontro do conceito da nossa marca. Na ocasião da concepção do projeto, retiramos o muro que delimitava o terreno, ampliando visualmente a rua. Logo depois as demais marcas que se instalaram no entorno utilizaram do mesmo conceito, transformando positivamente a alameda”, revela Freddy Hermann, diretor da Valcucine.

Valcucine
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 487, São Paulo, T (11) 2533 4004.
brazil.valcucine.com

 

FAS + Estúdio Brasil Ingo Maurer

giz_fas_arystela_rosa_paz_christian_maldonado_12

O designer de interiores Ari Lyra e a empresária e proprietária da FAS Arystela Rosa Paz.  Foto de Christian Maldonado

O espantoso showroom FAS + Estúdio Brasil Ingo Maurer chegou recentemente em grande estilo para cintilar o número 413 da Gabriel Monteiro da Silva, onde um dia funcionou a legendária Larmod, dos ainda mais legendários Attilio Baschera e Gregório Krammer, com shape de ninguém menos que Marcio Kogan. O novo projeto de 1000 m² – assinado pelo masterpiece da iluminação Ingo Maurer juntamente com o escritório de arquitetura Rizoma e interiores de Ari Lyra – foi conceituado para receber toda a produção do Poeta da Luz. Vale ressaltar que se trata do único ponto de venda, em escala mundial, a oferecer todo o portfólio do lighting designer alemão – dos modelos mais clássicos aos mais descolados. “A inauguração nesse endereço é o resultado de um sonho materializado em dedicação e planejamento. Foram cinco anos de preparação até chegar nesse modelo de loja / galeria exclusiva em parceria com Ingo Maurer”, explica Arystela Rosa Paz, empresária proprietária da FAS.

FAS + Estúdio Brasil Ingo Maurer
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 413, São Paulo, T (11) 3086 1661.
fasiluminacao.com.br

+ Leia também nossa entrevista exclusiva com Arystela Rosa Paz


Galeria Aecio Sarti

giz-lado-b-gabriel-galeria-aecio-sarti-foto-divulgacao-06

Domínios da galeria Aécio Sarti, em São Paulo

O artista plástico Aecio Sarti, que atua desde a década de 1970, com trabalho mais voltado à arte popular brasileira, mantém atelier em Paraty. Recentemente, em maio de 2016, cravou no número 264 a sua Galeria Aecio Sarti. O espaço surgiu com o intuito de ter a mesma atmosfera aconchegante e descontraída do QG que Sarti mantém em Paraty, litoral fluminense. Sob o comando de seu filho e sócio-diretor da galeria, Daniel Sarti, a unidade de Sampa tem como foco dialogar com todas as manifestações artísticas sem dar importância para rótulos, tendências ou modismos. “Encontramos nesse endereço, de São Paulo, a  possibilidade de falar de arte de uma maneira diferente do que vem sendo feito, geralmente, nas capitais as pessoas estão muito conectadas às feiras de arte, ao colecionismo, e a tudo que orbita esse universo. A ideia é democratizar a arte. Em Paraty percebi que a paixão pelo tema e o interesse pela compra de um trabalho pode se revelar em qualquer um. Para tal, basta criarmos condições de forma que as relações se estabeleçam”, ressalta Daniel Sarti.

Galeria Aecio Sarti
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 264, São Paulo, T (11) 3081 2353.
aeciosarti.com

 

Studio Guilherme Torres

giz-lado-b-gabriel-studio-guilherme-torres-02

Registro da GT House, projeto assinado pelo Studio Guilherme Torres

Um dos profissionais mais prestigiados – e disputados – de sua geração, o arquiteto Guilherme Torres  possui mais de 300 projetos no portfólio e muitas condecorações – sem falar nas inúmeras publicações sobre a sua obra, em revistas que vão da Austrália à Coréia. Com originalidade, rigor arquitetônico e um certo perfuminho retrô, Torres criou uma linguagem estética para a casa brasileira que faz dele um dos arquitetos e designers brasileiros mais divulgados na gringa, legado esse que se prepara para estampar as páginas de seu primeiro livro. Com QG estabelecido no bairro de Pinheiros, em Sampa, há tempos Guilherme sentia a necessidade de fugir do escritório e voltar para a rua. “Essa transição tem tudo a ver com o meu trabalho”, ressalta. O novo endereço, onde será instalado o seu estúdio, é um casarão que está em pleno processo de transformação e fica na ala  mais charmosa da Gabriel Monteiro da Silva, na esquina com a João Moura. “Como resgatar o DNA das matérias-primas com uma leitura minimalista e contemporânea faz parte da minha assinatura, o projeto vai receber um paredão de tijolos vermelhos aparentes que remete à minha infância”, finaliza. guilhermetorres.com

 

Tenório Studio

giz-lado-b-gabriel-osvaldo-tenorio-studio-03

Registro do novo QG do arquiteto Osvaldo Tenório

O arquiteto, designer e artista plástico pernambucano Osvaldo Tenório, que tem especialização em Design de Produto pelo Istituto Europeo di Design (Itália) é um dos profissionais que também mantém estúdio na Gabriel 492.  Com mais de vinte anos de trajetória, Tenório é um craque em conceber projetos dedicados à arte e interiores, além de se dedicar também ao design de produto. A base de criação do layout é definida pelo próprio arquiteto como sensitiva: o projeto foi pensado para que público que o visita tenha experiências profundas relacionadas aos sentidos humanos. “O novo Tenório Studio propõe uma caixa negra que abrigará um laboratório de edições em design e arquitetura de primeira linha, colaborando com o “mood” da nova parcela do design em SP”, afirma.

Osvaldo Tenório
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 492, São Paulo, (11)97442-1200

 

Safira Sedas 

giz-lado-b-gabriel-safira-sedas-gaston-y-daniela-01

Papel de parede da Gaston y Daniela, da Safira Sedas

No circuito há quase 25 anos, a Safira Sedas também adotou a “Gabrielzinha” como endereço fixo na capital paulistana. Antes focada apenas na venda de sedas para o décor, a grife se especializou nos últimos tempos para trabalhar na atual configuração de grande editora de tecidos. Na casa encontra-se apenas brands importadas importantes da Europa, a exemplo de selos como Rubelli, Armani Casa Tecidos, Gastón y Daniela Lorenzo Castillo e Dominique Kieffer. Para Eliane Gamal Mesquita, editora de tecidos da Safira, às mudanças ocorridas no trecho próximo a Avenida Brasil e a instalação de novas lojas e marcas por lá é reflexo das tendências da vida moderna. “É algo das grandes cidades de ir ocupando outros espaços, esse lado aqui sempre foi mais “artesanal”, tal qual a moda ligado a alta costura”, explica a executiva.

Safira Sedas
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 348, São Paulo, (11)3081-5146

 

Studio 689

giz-lado-b-gabriel-studio689-09

Vista do Studio 689, que acabou de ser reinaugurado pelo arquiteto Ugo Di Pace. Foto Fernando Chaves

O veterano italiano Ugo di Pace, aos 89 anos, encontrou fôlego para colocar de pé o seu Studio 689. “O Ugo foi o primeiro arquiteto a habitar a Gabriel, ainda na década de 1960, onde manteve seu escritório por 24 anos até migrar para o bairro do Morumbi. O endereço estava alugado para o Espaço Til quando eles devolveram o imóvel, o Ugo resolveu retomar o estúdio nesse espaço”, explica a sua filha Maria di Pace, também curadora da badalada Mostra Modernos & Eternos. O arquiteto irá aproveitar o espaço para fazer experimentações artísticas, mostras de décor que explorem as vitrines e convidem as pessoas a dialogarem com o ambiente. Além de também apresentar as suas coleções de arte, design e mobiliário.

Studio 689
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 689, São Paulo, (11) 3722-0477

Conteúdos Relacionados