Estúdio Flecha é opção de marcenaria cool em SP

Seis amigos de pouca idade, mas com muito gás e expertise, abrem ateliê de móveis feitos com madeira de demolição na Vila Madalena

  • 15 outubro 2016
  • Por:Iara Aurora
  • Fotos:Estúdio Flecha
giz-design-estudio-flecha-marcenaria-cool-rockers-01

Criação de Cassiano Bonjardim, sócio do estúdio, Rockers é versão do cavalinho de balanço em skate

Desde o último mês de agosto, quem passa na frente do nº258 da Rua Aspicuelta, na Vila Madalena, zona oeste de Sampa, se depara com a mais recente novidade da região que promete agradar os amantes do bom design: o Estúdio Flecha. Em funcionamento no sistema soft opening desde setembro, mas inaugurado oficialmente no início desse mês, o espaço é comandado por seis jovens sócios, todos com idade entre 25 e 30 anos. Instalado no endereço desde 2014, o negócio funcionava até então apenas como ateliê de marcenaria dos proprietários, que, no típico boca a boca, iam conquistando e recebendo pedidos para desenhar e fabricar móveis de acordo com a necessidade da clientela atendida.

Neste período de dois anos, os amigos e empreendedores puderem sentir o mercado, as necessidades que os consumidores desejam e procuram com relação ao design e mobiliário de peças e decidiram abrir as portas do local para “mostrar ao mundo” o trabalho que realizam. “Tudo começou em 2014, quando decidimos construir a casa do Ricardo, um dos nossos sócios, inteiramente em madeira. A partir daí, sentimos a vontade de trabalhar com o material e passamos a conquistar trabalhos que apareciam na base do boca a boca. Com o tempo, percebemos que gostamos mesmo é do design de móveis. Já estamos nesse mesmo endereço na Aspicuelta desde aquela época, mas apenas agora transformamos nosso espaço em showroom”, conta o arquiteto Cassiano Bonjardim, 30, um dos sócios do ateliê. Além dele, Lucas Grass, Rodrigo Rocha, Ricardo Alves – que teve a casa de madeira construída pelos amigos -, Pedro Figueira e Max Motta – filho do designer Carlos Motta – comandam o negócio.

No interior do Estúdio Flecha encontra-se uma pequena amostra do que os profissionais costumam criar com madeira de demolição. Há desde produtos de iluminação, como luminárias, passando por móveis essenciais para o décor, como sofás, mesas, araras, criados-mudos, prateleiras, baús, bancos até utilidades domésticas para a cozinha, a exemplo de tábuas de corte. “Optamos em usar madeira de demolição por ela ser sustentável e, ao mesmo tempo, apresentar uma qualidade superior as demais madeiras, algo que fica nítido nas nossas criações”, explica Cassiano.

giz-design-estudio-flecha-marcenaria-cool-loja-09

Produtos de iluminação, mesas laterais e de centro são alguns exemplos do que se pode encontrar pelo showroom da marca

Os produtos expostos no showroom do Estúdio Flecha são somente uma amostra dos trabalhos assinados pelos donos do ateliê, que trabalham com móveis sob encomenda e usam a imaginação e criatividade para desenhar novas e diferentes soluções, a exemplo das peças Rockers e os pés de madeira rosqueáveis. O primeiro é um skate de balanço, criado por Cassiano para ensinar o pequeno sobrinho a aprender desde cedo a praticar o esporte que o tio é adepto. “O Rockers é um brinquedo muito clássico que todos conhecemos. Mas é sempre visto por aí em formato de cavalinho ou qualquer outro animal para ser usado sentado. Ele é uma adaptação desse brinquedo que iria treinar o meu sobrinho para andar de skate”, detalha Bonjardim. Já os pés de madeiras rosqueáveis vem para simplificar a vida, pois podem ser enroscados no tampo de mesa ou em qualquer outro suporte de forma ágil e prática, facilitando assim o transporte do móvel caso ele precise ser retirado de um lugar para o outro.

À venda na loja também estão acessórios, como carteiras feitas em couro – que tem desenho assinado pelo Estúdio e confecção de outra empresa -, além de roupas de marcas de amigos e skates.

Estúdio Flecha
R Aspicuelta, 258, Vila Madalena, São Paulo, T (11) 2893 5915, estudioflecha.com

Conteúdos Relacionados