Domingos Tótora e Rodrigo Ambrósio se unem para criar coleção para Dpot

Designer mineiro e arquiteto e urbanista alagoano reuniram ideias e pensamentos na criação de sete peças de mobiliário em “Egrégora”, que tem o papel kraft reciclado como base

  • 29 março 2017

giz-dpot-domingos-totora-rodrigo-ambrosio-2

Da admiração mútua entre Domingos Tótora e Rodrigo Ambrósio nasceu a parceria resultante na coleção Egrégora para a marca de mobiliário brasileiro e contemporâneo Dpot, que abrigará o lançamento da linha na próxima quinta-feira (30). O designer mineiro e o arquiteto e urbanista alagoano se conheciam dos meios digitais e, após um like aqui e um comentário acolá, começaram a se conversar até Ambrósio partir em uma viagem para o ateliê de Tótora em Maria da Fé, refúgio no Sul de Minas Gerais responsável por inspirar muitas das peças e onde um pôde conhecer o processo de trabalho do outro.

A dupla, que já tinha essa afinidade criativa, decidiu unir pensamentos e trabalhos. Bastaram mais umas duas incursões no ateliê mineiro para evoluírem as ideias e formatar uma coleção. Da união espontânea nasceu o nome da linha de móveis, “Egrégora”, que, em grego, representa a força espiritual resultante do esforço mental e emocional de duas ou mais pessoas.

giz-dpot-domingos-totora-rodrigo-ambrosio-4

“Foi tudo muito natural”, diz Ambrósio. Ele conta: “Como Domingos já tinha um material muito inusitado e reconhecido que tinha desenvolvido havia um tempo, decidimos que o material-base seria o papel”. A partir disto, discutiram as possíveis intervenções de outros materiais nesse papel Kraft reciclado, como metais e sedimentos da região, e chegaram à criação de sete peças – quatro bancos, uma poltrona e duas luminárias – que congregam o consagrado trabalho de Domingos, com suas peças relativas às texturas e às cores da natureza confrontantes da fronteira entre a arte e o design, e da contemporaneidade e ousadia da linguagem Rodrigo.

Os bancos Estrada, Estação, Sesmarias e Sedimentos, a poltrona Mantiqueira e as luminárias Fenda e Arqueo compõem a primeira coleção dos amigos.  Como explica o arquiteto e urbanista, a maioria das peças é replicada. O banco Estrada, que remete ao reflexo da luz solar nos paralelepípedos em frente ao estúdio, e o sofá Mantiqueira, excepcionalmente, devem ser peças únicas, exceto na versão poltrona, quando o segundo modelo pode ser replicado. O banco Estação tem origem em um pensamento que Ambrósio teve durante uma imersão na Ilha do Ferro de transformar a junção da madeira com o ferro em um assento, o que se desenvolveu até chegar no produto final, feito como um vergalhão de ferro unido à pedra de papel já produzida por Tótora na icônica Mesa Água.

giz-dpot-domingos-totora-rodrigo-ambrosio-5

As peças vão continuar enquanto coleção e os profissionais não negam a possiblidade de novas criações conjuntas ou de uma repetida parceria futura. Egrégora será lançada na próxima quinta-feira, 30 de março, na Dpot, à Al. Gabriel Monteiro da Silva, 479, São Paulo, das 11h às 19h.

Dpot
dpot.com.br

Domingos Tótora
domingostotora.com.br

Rodrigo Ambrósio
rodrigoambrosio.com