Casa Cor MG 2017: movimento maker invade o espaço GUAJA Sapucaí

Espaço democrático, que valoriza a troca de experiências em design, é um dos sucessos da mostra que acontece até dia 24 de setembro em Belo Horizonte

  • Por:André Rodrigues + Ana Paula de Assis
  • 15 setembro 2017

Iluminação-Cênica-Guaja-Sapucaí---Pedro-Pederneiras---Crédito-Jomar-Bragança--02

Já sabemos que a Casa Cor é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Em Minas Gerais, onde ocorre a 23a edição do evento em Belo Horizonte, até dia 24 de setembro,  o nível de excelência foi elevado exponencialmente  por conta de seu caráter totalmente vanguardista – e nada burocrático – que valoriza e convida o público  a  explorar novas ideias que brotam – pode parecer contraditório mas não é – de uma edificação histórica, a antiga sede da Rede Ferroviária Federal, a RFFSA, cuja origem remonta ao início do século 20.

Guaja-Sapucaí---Equipe-Guaja---Crédito-Ivan-Araújo-(1)

A  revitalização com responsabilidade é fruto da parceria com o Iphan-MG (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ). Dos 46  espaços interpretados por expressivos nomes da arquitetura, interiores e paisagismo mineiro vale prestar a atenção no GUAJA  Sapucaí.  Baseados em um galpão de 420m², situado no último andar da Casa Cor MG, a concepção partiu de Lucas Durães, Sarah Kubistchek, Pedro Haruf, Gabriel Nardelli e Marcos Franchin –  personas que compõem o time  GUAJA Café Cowking.

CADEIRAS-GUAJA-SAPUCAÍ-24

O ambiente democrático para troca de experiências  faz sucesso entre os apreciadores de design e arquitetura e também profissionais de outras áreas que puderam assistir das palestras e workshops ministradas por ali.  Para viabilizar a produção das peças desenhadas durante as oficinas, o local recebeu uma máquina de corte CNC (computer numerical control) Router, transformando o ambiente em um Makerspace –  espaços de fabricação digital tradicional que disponibilizam maquinário de produção para os criativos e empreendedores executarem de fato.

CADEIRAS-GUAJA-SAPUCAÍ-79

Além de participarem do processo de criação do espaço, os participantes também tiveram a oportunidade de botar a mão na massa, quem participou de todos os processos que envolvem a fabricação de uma peça de mobiliário ganhou o direito  de levar  o design autoral para a  casa após o término da Casa Cor MG. A interessante seleção de móveis pode ser conferida até o dia 24 de setembro. Corre lá!

Casa Cor Minas Gerais
De 12 de agosto a 24 de setembro de 2017
Endereço: Rua Sapucaí, 383, Floresta, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/Sábados, de 13h às 22h e aos domingos e feriados de 13h às 19h.
casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/