Belas Artes e Orlean apresentam o projeto “Paisagem Brasileira” no Design Miami

Alunos criaram estampas inspiradas em peças já apresentadas em outras ocasiões por colegas da mesma instituição de ensino

  • 5 dezembro 2017

Para sua participação em solo estrangeiro durante o Design Miami 2017, em curso entre os dias 5 e 10 de dezembro deste ano, Belas Artes e Orlean Revestimentos unem suas expertises no projeto “Paisagem Brasileira”, que exalta a diversidade sociocultural do País por meio do trabalho de jovens designers. A coleção exclusiva de papeis de paredes criada por eles será apresentada na loja da marca de revestimentos localizada no Miami Design District, além de produzida e comercializada em edição limitada.

Por meio da curadoria do crítico e jornalista Marcelo Lima, alunos de design de moda, gráfico e de produto foram selecionados para apresentar suas estampas inspiradas em móveis e objetos criados e expostos por outros alunos de design da Belas Artes durante o ano de 2017. “O ‘Paisagem Brasileira’ é um projeto transversal em sua essência e fórmula. Ele parte das coleções SP-Arte e Salão Satélite apresentadas este ano pela Belas Artes, respectivamente, em São Paulo e Milão, para estampar na loja Orlean, em Miami, traços genuínos da atual paisagem sociocultural brasileira vista pela ótica de jovens designers nacionais ainda em formação”, explica ele.

Subvertendo conceitos de dentro e fora, interior e exterior, nacional e estrangeiro, os novos padrões decorativos sugerem uma paisagem multicultural, mas de contornos claros e definidos que vão de encontro com os propósitos da Orlean. Para Patrícia Cardim, Diretora-Geral da Belas Artes, a parceria reforça a importância da aproximação do estudante com o mercado para sua formação profissional. “Conseguimos desenvolver um método para que os alunos tenham a experiência de um ‘laboratório comercial’: eles apresentam seu portfólio e passam por uma seleção real com um parceiro da indústria. Os escolhidos recebem uma capacitação, durante a qual entendem todas as variáveis comerciais que impactam a produção, e chegam até a assinatura do contrato. O processo todo é acompanhado pela Belas Artes e culmina em um lançamento e/ou venda.” O modelo já foi aplicado pela instituição de ensino em outras ocasiões, como SP-Arte, Salão Satélite de Milão e London Fashion Week.

Confira as criações:

Orlean---Bárbara-Freitas-e-Priscila-Lima---Rapport---53x19,74cm---Bege

Bárbara Freitas e Priscila Lima 
“Caio Prado em Detalhes” aparece como fundo para o banco Xepa, de Eric Laiza. Assim como os caixotes, os edifícios ganham foco meio a um cenário conturbado, conduzindo o olhar por aspectos que passam despercebido no cotidiano.

ESTAMPAS-Kamilla-Egry_variações-4

Kamilla Egry
O conceito da estampa “A Sereia e o Mergulhador” se constrói em cima da ideia de como os acontecimentos, conexões e relações podem se dar de maneira inusitada, ampla e imperfeita, sendo representadas de forma lúdica, assim como a técnica japonesa Kitsungi utilizada nas peças da estilista Helô Gomez.

Orlean2-5_Maithe

Maithê de Farias
A estampa “Jaci” surgiu da união da vitória-régia com a figura do índio — 0 desenho das raízes da planta se assemelha ao trançado de um artesanato. A paleta de tons foi inspirada nas cores da palha utilizada no artesanato de Lucas Santos.

Estampa_Ondas_Musicais-2_Thais-Takayama

Thais Takayama
A padronagem “Ondas Musicais” traz referências da paisagem do Rio de Janeiro, mais especificamente da praia de Ipanema, além de aludir à música, assim como os bancos Garotos de Ipanema assinados por Débora de Macêdo Viana.

PAPEL-MAURÍ-oficial-4_Alethea-Varella

Alethea Varella 
O desenho “Maurí” surgiu de uma imersão em Minas Gerais, que fez a designer se encantar pelas casas locais e pelos forros feitos de bambu de sua arquitetura. A padronagem é uma referência às tramas desses forros e à valorização das conexões humanas a partir do frescor da natureza.

Estampa-e-Rapport---Caio-Souza-de-Lima-2

Caio Souza Lima
Dos colares Cacos e Tacos, de Sofia Venetucci, a estampa “Hexagonum” extrai elementos criativos e seu contorno em cada pedaço junto à madeira. Viva e individual, o destaque fica para a pedra que, pura e sutilmente, é o elemento visual mais apelativo por carregar história e cultura onde os olhos podem não perceber no primeiro momento — “mas, com certeza, quando colocado, é possível sentir seu peso”.

Centro Educacional Belas Artes
belasartes.br

Orlean Revestimentos de Parede e Tecidos
orlean.com

Design Miami – Exposição “Paisagem Brasileira”
Data: de 6 a 10 de dezembro de 2017
Local: Showroon Orlean Miami – 3801 N Miami Avenue, Miami Design District Miami, Florida, 33127