Akra Collection: designer goiano une desenho autoral + moda em projeto que ressalta criações genuinamente artesanais

A partir das fibras do buriti e da piaçava, designer Samuray Martins incentiva trabalhos de artesãos maranhenses e baianos para gerar renda, empregos e qualificações aos profissionais nordestinos
 

  • 19 Janeiro 2017

GIZ-akra-collection-projeto-Artesa-sob-rede

Quem sempre procura investir na compra de peças que evidenciam um pouco do design nacional tem mais uma novidade no mercado para aproveitar e se esbaldar. Trata-se da coleção de bolsas e artigos de homewear by Akra Collection feitos com as naturais fibras do buriti e da piaçava tramados por artesãos das regiões da Bahia e Maranhão e assinados pelo designer goiano Samuray Martins, de 38 anos.

GIZ-akra-collection-projeto-Samuray-com-artesa

Lançadas no mercado por iniciativa do próprio Samuray, a coleção de produtos se baseia na slow fashion – conceito que visa produzir moda de forma consciente sem afetar o meio ambiente – e faz parte do Projeto Akra, ação que tem como objetivo beneficiar a produção artesanal nacional ao criar uma ponte entre quem cria, faz e compra acessórios com design e produção totalmente brasileira. Dessa forma, o trabalho visa fomentar uma rede de beneficiamento socioeconômico que gera renda, empregos e qualificação para as comunidades de profissionais atendidas pela iniciativa.

GIZ-akra-collection-projeto-cachepots1

Marcada por desenhos atemporais, a linha de produtos engloba 20 modelos de artigos, entre bolsas, redes, luminárias e cachepôs para velas, batizadas com nomes típicos da cultura maranhense e com uma paleta de cores bem naturais. Cerca de 150 artesãos são empregados pelo projeto Akra, levam, em média, uma semana para produzir cada peça e recebem nesse tempo total acompanhamento e orientação do designer Martins para a realização dos trabalhos.

GIZ-akra-collection-projeto-Peças-da-Akra-Collection

“Nossas técnicas singulares representam alternativas de renda para centenas de famílias. Meu intuito com o Projeto Akra é principalmente resgatar na cultura nacional o uso da fibra natural brasileira, que vem sendo substituída pela utilização de artigos sintéticos e do couro. Trazer de volta para o Brasil o mercado que estamos perdendo para outros países e valorizar especialmente o trabalho artesão. Minha atuação consiste em ajudar as nossas comunidades a se desenvolverem fazendo um trabalho de alta qualidade e com design diferenciado, aproximando-as das grandes marcas de maneira direta e transparente”, finaliza o designer.

Projeto Akra
T (21) 3958 0683. projetoakra.org, akracollection.com

VEJA TAMBÉM

Série “Lado B”: o design como instrumento de melhoria na vida das pessoas
Arte pop brasileira na casa contemporânea
Coleção artesanal de projeto da Catarina Mina aterrissa na Oppa

Conteúdos Relacionados