Momentum Fornasetti: manufatura reproduz ópera mais transgressora de Mozart

Com novo endereço em Milão, o ateliê Fornasetti comanda produção de ópera transgressora de Mozart

  • 4 novembro 2016

Reconhecida internacionalmente no circuito do design e das artes decorativas pelo traço que é marca registrada de seu criador, a manufatura italiana Fornasetti – iniciada por Piero Fornasetti em 1933 e mantida na ativa até os dias de hoje sob comando de seu herdeiro, Barnaba Fornasetti – apresenta a revolucionária ópera “Il Dissoluto Punito Ossia il Don Giovanni”, considerada uma das obras-primas mais subversivas do mestre compositor Wolfgang Amadeus Mozart e apresentada originalmente em Praga, no ano de 1787. No vídeo abaixo, Barnaba Fornasetti conta mais sobre o projeto “Don Giovanni”:

A produção atual revive o manuscrito clássico sob a ótica do universo Fornasetti, com direito a réplica do fortepiano (antecessor ao piano contemporâneo) criado por Anton Walter em 1782 e que se tornou o instrumento musical favorito de Mozart – agora ele ressurge decorado com imagens de arquivo do ateliê italiano, desenhando uma forte conexão entre o gênio austríaco e a visão criativa dos Fornasetti.

giz-fornasetti-opera-foto-divulgacao-01

Um dos croquis originais apresenta o cenário da ópera de Mozart assinada por Fornasetti

Esteticamente, os cenários são basicamente compostos por imagens inspiradas em referências clássicas, porém atualizadas pelo traçado da manufatura. Tem desde o tema clássico do jogo de cartas – símbolo da leveza e do imponderável – até uma sala ambientada de modo quase metafísico, onde os personagens tentam se perder mas sempre retornam aos holofotes, passando pelas faces de Lina Cavalieri, cantora de ópera italiana/obsessão do pintor.

giz-fornasetti-opera-foto-divulgacao-02

A poesia do traço Fornasetti sob medida para a ópera “Don Giovanni”, de Mozart

Sempre surpreendente, a família também aproveita o momento para inaugurar sua nova loja no coração histórico e distrito mais fashion de Milão – Corso Venezia. O estabelecimento ocupa três andares e possui sete vitrines, com ambientes divididos entre salas que podem ser individualmente tematizadas como se fossem verdadeiras “arcas do tesouro”, nas palavras da própria marca. Confira as imagens na galeria:

MÁSCARA DAS MIL FACES

giz-fornasetti-opera-foto-ray-tarantino-03

O pintor e artesão italiano Piero Fornasetti com as emblemáticas cerâmicas de seu ateliê

Quando Piero nasceu (1913-1988), Lina Cavalieri já era quase quarentona (1874-1944) – viveu até os 70 anos cravados e morreu em 1944, em decorrência de um bombardeio militar sobre Florença, na Itália (não por acaso, uma das cidades eleitas para a exibição extraordinária da ópera de Mozart by Fornasetti). O artista se tornou obcecado por Lina ao ver seu rosto impresso nas revistas e jornais da época – só começou a pintar suas mil faces (são cerca de 350, na verdade) em 1952, oito anos depois da morte da cantora. Se essa história de amor não basta, então assista ao vídeo e derreta-se:

+ fornasetti.com

Conteúdos Relacionados