Peças de design de Zaha Hadid em exposição em Nova York

A arquiteta Zaha Hadid também expressava seu talento na criação de objetos; exposição na galeria de NY Leila Heller foca nesta faceta da iraquiana, falecida neste ano

  • 7 dezembro 2016

giz-zara-hadid-kuki-one-chair-foto-divulgacao-02

A galeria nova-iorquina Leila Heller apresenta a exposição “Zaha Hadid”, com um conjunto abrangente de peças de design da arquiteta iraquiana, incluindo itens da série de móveis Liquid Glacial, de 2015. Com o uso de uma miríade de materiais, os projetos apresentados exemplificam a transição da fase “semi-tectônica”, após a década de 1990, até a fase “semi-líquida”. Alguns de seus conceitos podem ser presenciados na exposição, como a transposição do vertical e do horizontal na mesa angular Seul (2008) e a sua ética de inter-conexão ambiental e física, exemplificada nos vasos Visio (2014).

Nascida em 1950, no Iraque, Zaha Hadid estudou matemática na na Universidade Americana de Beirut e estabeleceu seu próprio escritório em Londres em 1979. Em 2004, ela foi a primeira mulher a ser condecorada com o Pritzker. Ela faleceu no início deste ano devido a uma parada cardíaca após uma crise de bronquite. Entre seus trabalhos icônicos, estão o Kusfürstendamm, em Berlim, e a Cardiff Bay Opera House, em Wales.

Leila Heller Gallery
leilahellergallery.com

Conteúdos Relacionados