Art Basel Miami 2016: 5 continentes, 269 expositores e mais de 4.000 artistas

Em cartaz de 1 a 4 de dezembro, calendário oficial da Art Basel Miami 2016 reúne 269 expositores dos cinco continentes – incluindo galerias brasileiras. GIZ está por lá e te conta tudo!

  • Texto:Redação
  • 30 novembro 2016
giz-vermelho-marcelo-cidade

Obras da série “A ___________ social (fig. 10, fig. 11 e fig. 14), de Marcelo Cidade, no espaço da Galeria Vermelho na Art Basel Miami 2016

O limiar entre arte e design é tênue – e misturado. Quando Marcel Duchamp (1187-1968) tirou o urinol do banheiro (neutralizando, assim, sua função original) e botou a peça para figurar entre obras de arte nas galerias e museus pelo mundo, ficou claro que “arte é tudo aquilo que não tem função”.

Mas, será? A arte, quando cumpre seu papel político (“viver é um ato político”, já nos ensinou o professor Paulo Mendes da Rocha, em entrevista exclusiva), não teria uma função bem clara e objetiva? Sim! Por isso GIZ apoia e vai estar presente na Art Basel Miami, um dos principais venues do circuito das artes plásticas no mundo.

giz-millan-miguel-rio-branco-as-tres-gracas

Tríptico “As Três Graças”, de Miguel Rio Branco para a Galeria Millan, outra brasileira presente na Art Basel Miami 2016

Divididos em nove seções temáticas (exhibitors, galleries, nova, positions, edition, kabinett, survey, public, film e magazines), 269 expositores vindos de todos os continentes – uma parcela deles do Brasil, a exemplo das galerias Luciana Brito, Casa Triângulo, A Gentil Carioca, DAN, Nara Roesler, Leme, Millan, Luisa Strina e Vermelho – se reúnem para apresentar os trabalhos de mais de 4.000 artistas entre nomes consagrados e revelações.

giz-luisa-marepe-a-mosca-vermelha-balanca

Instalação “A mosca vermelha balança”, do artista Marepe para a Galeria Luisa Strina

Confira também o catálogo on-line com todas as galerias participantes da Art Basel Miami 2016.

Art Basel Miami 2016

De 1 a 4 de dezembro. artbasel.com/miami-beach

Conteúdos Relacionados