Folk House: na Hungria, aço, madeira e concreto comandam arquitetura sustentável em casa de campo

Projeto do escritório húngaro Sporaarchitects preza pela sustentabilidade dos materiais e pela simplicidade das formas

  • Texto:Odhara Caroline Rodrigues
  • 9 fevereiro 2017

giz-folk-house-hungria-1

Onipresente, mas único. Isso é o que os arquitetos da Sporaarchitects chamam de Dualidade do Fusca. E é assim que eles descrevem o projeto para a Folk House. Localizada na Hungria, a casa de 132 m² se orienta no sentido longitudinal e é similar, em muitos aspectos, a uma casa da fazenda típica do país.

giz-folk-house-hungria-6

O térreo tem base sólida com estrutura de concreto. Sobre ele, apoiado em um esqueleto de aço e madeira, fica o primeiro andar. A forte núcleo da construção permite uma variedade de possibilidades para a expansão longitudinal no projeto; graças a ele o piso superior consegue se ampliar quase como se flutuasse.

giz-folk-house-hungria-5
No térreo, estão as partes de convivência social da casa. A entrada está em sua lateral e dá para uma área de cozinha, jantar e living. Um terraço aberto é coberto por uma viga do primeiro andar. Uma escada leva ao outro piso, onde estão os três quartos. Uma grande varanda, que tem seu acesso por dois dos quartos da casa, está sobre a garagem aberta da casa.

giz-folk-house-hungria-2
Um aspecto importante do projeto para os profissionais do Sporaarchitects foi a sua sustentabilidade. O concreto usado foi fabricado localmente, em indústrias em um raio de ate 80 km: ainda que elas produzam uma grande quantidade de emissões de gás CO2, o concreto é um material altamente durável. Em contrapartida, a madeira também foi empregada – um dos materiais construtivos mais sustentáveis que há, sua emissão de gás carbônico (em condições ideais de produção) pode ser nula.

giz-folk-house-hungria-3

Painéis solares e sistemas de aquecimento e resfriamento com tecnologia HVAC, combinados à orientação consciente do projeto, fecham o pacote que garantiu que a Folk House fosse sustentável.

giz-folk-house-hungria-4Sporaarchitects
sporaarchitects.hu