Ensaio fotográfico expõe contrastes na arquitetura de São Paulo

Sob curadoria da fotógrafa Ana Mello, projeto da Fundação Stickel propõe novo olhar sobre a megalópole paulistana

  • Fotos:Josemara Tourinho, Ana Carolina Gonçalves Freire e Yanca de Almeida Silva
  • 1 dezembro 2017
Josemara-20170920_151939-01

Sede da Fecomércio pelas lentes de Josemara Tourinho

A fotógrafa Ana Mello, em parceria com a Fundação Stickel e apoio do CAU/SP, assina a curadoria do ensaio que explora a arquitetura do centro da capital paulista e de seus arredores. A turma de 12 alunos elegeu pontos urbanos como megaestruturas, passarelas e fachadas que apresentam os muitos contrastes de São Paulo. A profissional também é responsável por ministrar o curso “Franz Heep: registro no centro e revelação na periferia”.

Ana-Carolina-20170904_145950

Luz e sombra pelo olhar de Ana Carolina Gonçalves Freire

“A fotografia de arquitetura é considerada por muitos como uma área mais técnica da fotografia. Durante o curso tratamos das diferentes formas de representá-la e qual a importância desta fotografia na compreensão da vida das pessoas. Por isso a ideia de que os registros não acontecessem apenas no centro, mas em todas as regiões onde os alunos vivem e transitam”, afirma Ana Mello.

Yanca-IMG-20170923-WA0051

Edifício Wilton Paes de Almeida, de Roger Zmekhol, hoje ocupado, no centro de SP, em foto de Yanca de Almeida Silva

Os alunos registraram projetos de grandes expoentes da arquitetura local, como Paulo Mendes da Rocha – com a Praça do Patriarca (2002) e o novíssimo Sesc 24 de Maio (2017), realizado em parceria com o MMBB –, Brasil Arquitetura, autores do projeto da Praça das Artes (2006) –, e Roger Zmekhol – Edifício Wilton Paes de Almeida (1968) –, entre outros, mas também a arquitetura das periferias e manifestações culturais típicas da urbanidade como o grafitti.

Fundação Stickel
fundacaostickel.org.br